novos decretos

Prefeito anuncia regras mais rígidas para comércio e serviços em Santa Maria

18.398

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira, três novos decretos que endurecem as regras para funcionamento de comércio e serviços em Santa Maria a partir de segunda-feira. O aumento do número de hospitalizações por causa do novo coronavírus e o registro de aglomerações na cidade são motivos para mudança novamente. O prefeito defendeu que as regras são necessárias para evitar que Santa Maria tenha bandeira vermelha, que dispõe de regras ainda mais rígidas.

A restrição de visitas a lares de idosos foi prorrogada, além da suspensão de visitas a pacientes de hospitais (algumas instituições já tinham essa norma), permitindo somente a presença de acompanhantes. A gratuidade dos idosos no transporte público, que funciona somente em determinados horários, continuará em vigor na cidade. Idosos com mais de 65 anos só estão isentos de pagar passagem entre 9h às 11h e 14h30min às 16h. Os horários são válidos para todos os dias da semana. As aulas na cidade ainda não têm previsão de retorno. Enquanto o governo do Estado previa a etapa 2, que é a retomada de atividades práticas essenciais para conclusão de curso ou estágio, para o dia 15 de junho, em Santa Maria, esse retorno foi adiado para 22.  

Além disso, o comércio deve voltar a funcionar das 9h às 17h a partir de segunda-feira, e os shoppings das 11h às 19h. Os bares e restaurantes podem receber clientes até 21h,  depois deste horário só será permitida venda por tele-entrega ou retirada de produtos no local. Os mercados devem fechar até 20h. As regras de prevenção, como distância, uso de máscara e álcool 70%, continuam valendo na cidade. 

Outra medida prevista nos documentos é que fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos como calçadas, canteiros, ruas e avenidas a partir das 20h. 

Os centros clínicos que sediam consultórios médicos deverão restringir os elevadores para capacidade de 50%, além de manter as áreas comuns, como portas e janelas, abertas. 

DEVER DE DENUNCIAR
Dentro de um dos decretos, há um trecho que fala que os cidadãos têm o "dever geral de cooperação social", ou seja, além de cumprir o que é determinado no decreto, devem denunciar as irregularidades que presenciarem. As denúncias são feitas para a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou pelo Whats App nos números: (55) 99167-8452, (55) 99167-4728 ou (55) 99217-8122 .

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: obra onde carro capotou não tem previsão de retomada

80 vagas de emprego para Santa Maria Próximo

80 vagas de emprego para Santa Maria

Geral